PIOMETRA EM CADELAS
- Danilo Marques
- 3 de ago. de 2015
- 1 min de leitura

A inflamação uterina associada a infecção é denominada piometra. Essa enfermidade é causada principalmente por influencia do hormônio progesterona dentro do útero, que leva a inflamação e infecção. Várias bactérias podem causar essa doença, mas a mais predominante é a Escherichia Coli. Um fator de destaque no desenvolvimento da piometra é o uso indiscriminado de anticoncepcionais, devido ao seu baixo valor, mas com grandes efeitos colaterais.
Os sinais clínicos são variados dependendo da fase, tipo e tempo de evolução. Podem ser observados diminuição do apetite, aumento da ingestão de agua secundariamente urinam mais, distenção abdominal, secreção vaginal, sepse e morte.
O principal meio de diagnóstico é a ecografia abdominal, na qual é observado o útero com presença de secreção. É de grande importância a realização de exames de sangue, como hemograma e bioquímicos.
A principal forma de tratamento é a castração, com uso de antimicrobianos, anti-inflamatórios e analgésicos. Pacientes debilitados necessitam de internamento em unidades de terapia intensiva.
Como posso prevenir a sua ocorrência? Animais que não forem utilizados para reproduzem devem ser castrados, evitando o desenvolvimento de dessa doença. Prevenir é a melhor solução!!!!
Comentários